A luz do sol pode deixá-lo com mais fome?
- O papel do sol na saúde humana é complexo e não apenas devido à produção de vitamina D.
- Homens e mulheres têm diferentes respostas hormonais a estímulos ambientais, como a luz do sol.
- Uma nova pesquisa mostrou que os raios UVB nos raios solares podem desencadear a liberação de hormônios nos homens, o que incentiva o comportamento de busca de alimentos e aumenta a ingestão de alimentos.
- A mesma resposta não foi observada nas mulheres, pois o estrogênio bloqueia a via hormonal responsável pelo comportamento.
Novas pesquisas científicas descobriram que a luz do sol pode fazer com que os homens procurem comida e aumentem sua ingestão de alimentos, enquanto descobertas semelhantes não foram observadas nas mulheres.
Publicado no jornal Metabolismo da Natureza, o estudo destaca a associação entre UVB – um dos tipos de raios ultravioleta invisíveis que vêm do sol – e níveis elevados de grelina “o hormônio da fome” nos homens.
Grelina é um hormônio que estimula o apetite, aumenta a ingestão de alimentos e promove o armazenamento de gordura. Também foi encontrado para regular a energia, reduzir a atividade nervosa e prevenir o desgaste muscular.
O papel da exposição solar e UVB na saúde humana é complexo, mas é um fator de risco reconhecido para a forma mais grave de melanoma de câncer de pele , queratoses actínicas, envelhecimento prematuro ecatarata.
No entanto, a luz do sol também demonstrou proteger contradoença cardíaca, reduzirpressão arteriale liberar endorfinas que melhoram o humor . Os efeitos benéficos do sol têm sido frequentemente atribuídos à vitamina D e suas associações negativas com UVB, mas um estudo recente sugere que os mecanismos podem ser mais complexos do que isso.

0 Comentários